Beleza

Receitas de esfoliantes caseiros- 5 receitas para todos os tipos de pele

Emilly Krishna
Escrito por Emilly Krishna em 03/03/2021

Venha conferir as 5 receitas de esfoliantes caseiros fáceis e com ingredientes que, provavelmente você tem aí na sua casa

Primeiramente, você também é a louca dos cuidados com a pele? Ou pelo menos tenta ter alguns cuidados semanais? Sim? Então, chega mais, pois estamos no mesmo time. Por isso, para nos ajudar, separei 5 receitas de esfoliantes caseiros para você preparar na sua casa.

De modo geral, essas receitas que separamos além de acessíveis, são também práticas, fáceis e bem rapidinhas de serem preparadas. Ah e claro, elas realmente funcionam.

Sobretudo, aqui nessa matéria, você perceberá que com ingredientes simples e naturais, é possível sim, fazer excelentes esfoliantes caseiros que podem ser usados para fazer uma limpeza de pele mais profunda.

Para que serve a esfoliação?

Antes de mais nada, é importante que você entenda que a esfoliação é um mecanismo de ação que tem como objetivo remover da camada mais superficial da pele as células mortas.

Assim como sujeiras e microrganismos que ficam retidos na região. De modo geral, essas “sujeiras” são justamente as responsáveis por obstruir poros e causar doenças.

Normalmente, a esfoliação é realizada através de um atrito de uma substância granulada, com a pele. Consequentemente, ela pode deixar a pele mais lisa, macia, uniforme e ainda pode auxiliar no clareamento das manchas da pele.

Benefícios das receitas de esfoliantes caseiros:

  • Desobstrui os poros;
  • Elimina as impurezas;
  • Remove as células mortas;
  • Evita os pelos encravados e acnes;
  • Aumenta a circulação sanguínea;
  • Melhora a renovação celular;
  • Deixa a pele mais lisa e uniforme;
  • Facilita a penetração do hidratante;
  • Auxilia no clareamento manchas;
  • Ajuda a garantir um bronzeamento natural mais uniforme e duradouro;
  • Estimula a produção de células novas com mais colágeno;
  • Evita a produção excessiva de oleosidade da pele.  

Lembrete sobre as receitas de esfoliantes caseiros:

No entanto, é importante lembrar que os esfoliantes faciais devem ser mais suaves para não irritar a pele sensível do rosto. Enquanto os esfoliantes corporais podem ser mais consistentes e com uma granulação maior.

Além disso, é aconselhável fazer esfoliação de 15 em 15 dias em regiões mais sensíveis. E uma vez por semana em regiões mais grossas, como cotovelos e joelhos.

Sobretudo, para aplicar o esfoliante, comece limpando a pele com o sabonete de sua preferência. E, em seguida, passe o esfoliante na pele úmida, fazendo movimentos circulares e suaves.

Para finalizar, enxague com água morna em abundância e depois aplique um hidratante ou óleo corporal.

Receitas de esfoliantes caseiros:

1- Pele Mista ou Oleosa

Primeiramente, você irá precisar de apenas mel e açúcar.

Basicamente, o açúcar removerá as células mortas enquanto o mel irá atuar na limpeza profunda. Dessa forma, para fazer a receita basta misturar uma colher de sopa de mel e açúcar. Em seguida, massageie o rosto com a mistura por três minutos e enxague.

2- Pele Seca

Sobretudo, para realizar essa receita, você precisará de apenas dois ingredientes, a aveia e o mel.

Inclusive, se você tem pele seca, a aveia estimulará a produção de colágeno e elastina, proporcionando mais firmeza e elasticidade à pele, além de aumentar sua hidratação e maciez.

Enfim, para produzir, você precisará misturar uma colher de sopa de aveia em flocos finos com uma colher de sopa de mel e aplicar com movimentos circulares.

3- Clareador de Manchas

Além de ser utilizado em receitas de limpezas, o bicarbonato de sódio pode ser usado como esfoliante também, para clarear manchas!

Basicamente, essa receita conta com uma colher de chá de bicarbonato de sódio misturado com um creme ou água até parecer uma pasta consistente.

4- Esfoliante Corporal

Como já dissemos, a esfoliação ajuda a proteger a pele contra manchas, ressecamentos, envelhecimento e flacidez.

Sobretudo, para essa receita, nós indicamos que você comece primeiro com um banho de água morna. Logo em seguida, aplique uma mistura de 5 colheres de sopa de açúcar com 5 colheres de sopa de óleo de amêndoa.

Ah e vale ressaltar! Não se esqueça de esfoliar as áreas mais grossas da pele como os pés, joelhos e cotovelos. Contudo, tenha cuidado nessas áreas que tem a pele mais fina, como as pernas e virilhas, pois pode machucar a sua pele.

5- Esfoliante para os Pés

Caso você não saiba, os pés também precisam de cuidados, justamente por ser uma das áreas mais grossas da nossa pele!

Dessa forma, você precisará adicionar os óleos essenciais e o óleo de amêndoa ao sal marinho, misturar bem e massagear os pés previamente molhados, em movimentos circulares.

Por fim, enxague com água morna, seque com uma toalha e em seguida, hidrate a pele.

Enfim, acabamos de provar para você que não é preciso gastar dinheiro para comprar um bom esfoliante, pois é perfeitamente possível fazer um caseiro pra você com ingredientes da sua casa.

E aí, o que vocês acharam dessas receitas de esfoliantes caseiros?

Vem conferir mais uma matéria do Blog: Hábitos saudáveis- 7 hábitos para você aprender na sua vida

Fonte: Tua Saúde, Namu, Ecycle, Blog Artex, Minha vida

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.