Saúde

Hábitos saudáveis- 7 hábitos para você aprender na sua vida

Emilly Krishna
Escrito por Emilly Krishna em 22/11/2020

Com essa rotina desgastante, é necessário mais cuidado com nós mesmos. Então, confira agora 7 hábitos saudáveis que você precisa aprender

Antes de mais nada, você aí que está lendo essa matéria, já cuidou de você hoje? Já se amou? Já cuidou da sua saúde? Se ainda não, você então precisa ler esses 7 hábitos saudáveis que separamos para você.

De modo geral, grande parte da população vive em meio a uma rotina agitada e desgastante. Aliás, grande parte vive pra trabalhar e pagar contas, não é mesmo?

Pois é, essa cultura do capitalismo que precisamos rever. Claro, que não tem como viver sem trabalhar e pagar conta. Porém, tem formas de você fazer as obrigações, sem prejudicar tanto a sua saúde.

Afinal, se você não se cuidar de você, chegará um momento que você não terá forças e nem equilíbrio para continuar a sua batalha diária. Então, se atente ao seu corpo, pois ele é o seu templo. Cuide bem dele.

Enfim, para manter a qualidade de vida e cuidar da saúde, é fundamental conciliar alguns hábitos saudáveis. Como por exemplo, beber muita água diariamente.

Além dessa dica, tenho mais 7 hábitos saudáveis para você aprender. Vem conferir.

7 Hábitos saudáveis para ter qualidade de vida

1- Pratique exercícios físicos

hábitos saudáveis
Fonte: Jornal NH

Primeiramente, é importante que você entenda que a atividade física, não serve somente para melhorar a aparência física. Na verdade, a atividade física, vai muito além disso.

Na verdade, os exercícios físicos são excelentes aliados para melhorar a sua saúde. Aliás, talvez seja até o hábito mais saudável, de todos esses que compartilhamos com você.

Pode se destacar, que é por conta da liberação das substâncias químicas, que são liberadas durante os exercícios. Uma dessas substâncias é a endorfina, que é liberada, assim que o corpo entra em movimento.

Basicamente, essa substância, ou melhor, hormônio, é responsável por aliviar dores, relaxar o corpo, melhorar a memória, o humor e a disposição. Além disso, ela proporciona uma sensação de bem estar.

Além desse hormônio, o nosso corpo também libera o GH, que é o responsável pelo crescimento. E também são liberados a adrenalina e a noradrenalina.

De modo geral, essas substâncias estimulam os músculos e preparam o corpo para os movimentos. Enfim, o importante é mexer o corpo. Seja dando uma caminhada, fazendo dança, ginástica ou musculação.

Uma dica é colocar metas e horários nos seus dias. Dessa forma, você começará a educar o seu organismo a ir diariamente para a academia. O importante é não se tornar um sedentário.

2- Invista na alimentação

Primeiramente, se você não entende nada de alimentação saudável, vem conferir essa matéria do blog, especialmente sobre rotina saudável. E claro, a alimentação saudável, assim como a prática de exercícios é imprescindível na sua rotina.

Sobretudo, é recomendado que você invista em alimentos ricos em proteínas e vitaminas. Como por exemplo, carnes, legumes, grãos e frutas. De modo geral, é importante que você planeje a sua alimentação.

Pois, assim você balanceia com ingredientes ricos em vitaminas A, vitaminas C, vitaminas do complexo B, vitaminas D, fero e cálcio. Dessa forma, o seu corpo terá todas as vitaminas necessárias.

E claro, tente evitar produtos industrializados. Como por exemplo, evite o consumo de processados, embutidos, refrigerantes e temperos prontos. Ou seja, invista em comidas de verdade, que são frutas, legumes e proteínas.

3- Horas de sono

Antes de mais, acredite, ter boas horas de sono diariamente fazem uma grande diferença na sua vida. Aliás, o sono pode ser um dos hábitos saudáveis mais importantes do seu dia.

Afinal, é nesse momento que desligamos, descansamos e repomos nossas energias. Além disso, durante as nossas noites de sono, liberamos melatonina.

Basicamente, esse hormônio só é produzido pelo nosso organismo, quando há ausência de luz. Ou seja, á noite. Por isso, ela é a responsável por avisar o nosso organismo, que chegou a hora de descanso.

Além disso, ela contribui com a qualidade de sono, auxilia no emagrecimento, reduz crises de enxaqueca e ainda fortalece o sistema imunológico. Viu só? Isso tudo, só pelas noites bem dormidas.

4- Mantenha os exames em dia

Primeiramente, não seja aquela pessoa ignorante que acha que só deve ir ao médico, quando está se sentindo mal. Na verdade, o indicado é fazer consultas médicas anualmente, pelo menos.

De modo geral, ir ao médico, pode ser um dos atos que mais comprovam o cuidado com a sua saúde. Por isso, indicamos que você realize os exames solicitados pelo médico, e que vá ao médico de forma regular.

Afinal, é pelos diagnósticos que avaliamos a nossa saúde e o aparecimento de possíveis doenças. Além disso, ir ao médico com frequência é uma forma de adotar bons hábitos saudáveis.

Enfim, ir ao médico com frequência lhe permite desfrutar de uma melhor qualidade de vida e de um bem estar diariamente.

5- Rotina organizada

“Ah mas, eu odeio rotina”. As vezes, elas podem ser realmente muito cansativas, mas são necessárias, acredite se quiser. Normalmente, manter uma rotina organizada, faz com que o seu organismo fique mais educado.

Ou seja, ele fica com mais disposição para as atividades físicas, fica com o sono regular e sente fome nas horas corretas, entendeu agora? Por isso, é importante que você tenha horários para acordar, comer e dormir.

Dessa forma, o seu corpo estará mais saudável e equilibrado. E claro, não se cobre tanto, pois a cobrança excessiva pode gerar desinteresse, insegurança, medo, ansiedade e tristeza.

Então, tente entender a velocidade do seu corpo e vá com calma. O importante é não desistir.

6- Faça algo por você

Fonte: Saraiva

Quanta loucura é a sua rotina, né? Por isso mesmo, é importantíssimo que você separe diariamente um momento seu, um momento para você relaxar. Seja para ler um livro, assistir um filme, encontrar os amigos ou a família.

Sobretudo, quando realizamos atividades que nos proporcionam prazer e felicidade, o nosso organismo libera substâncias, como a endorfina, dopamina, serotonina e a ocitocina.

Ou seja, o nosso organismo libera os hormônios da felicidade. Além disso, esse quarteto tem o poder de regular o nosso organismo e ainda são responsáveis por proporcionar momentos de euforia e satisfação.

Viu só, como é importante cuidar de si mesma? Então, aproveite cada momento e cuide de você!

7- Cuide da saúde mental

Antes de mais nada, profissionais como, psicólogos e psiquiatras, podem ser responsáveis por te auxiliar a entender você mesmo. Aliás, por meio dessas intervenções, você começa a prestar mais atenção nas suas próprias emoções, pensamentos e nos seus comportamentos.

Pode se destacar, que a partir do momento que você busca ajuda profissional, significa que você tem plena ciência de que está tendo prejuízos na sua saúde.

E está tudo bem, se você não estiver dando conta sozinha. Está tudo bem, se você não dá conta sozinha, é importante pedir ajuda, quando necessário. Afinal, por meio das terapias você consegue olhar para dentro de si e encontrar os erros e as soluções.

Além de psicoterapia e a psicanálise, podemos destacar também as terapias holísticas. Como por exemplo, a meditação, a ioga, o Reiki e a acupuntura. Basicamente, essas terapias trabalham o seu ritmo mental.

Ou seja, elas te auxiliam a compreender os seus pensamentos, as suas emoções e os seus conflitos internos e externos. Por isso, são tão importantes, cuide de você e se atente a todos os sinais do seu corpo.

Enfim, o que achou dessa matéria? Consegui te ajudar?

Calma, não vá embora. Vem conferir mais uma matéria do Blog: Inteligência emocional- O que é, como ter e como usá-la ao seu favor?

Imagem de destaque: Doctor shoes

Fontes: G1.Globo, Unidos

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

One Reply to “Hábitos saudáveis- 7 hábitos para você aprender na sua vida”

Sílvia Letícia

Top