Beleza

Limpeza da pele caseira: como fazer e quais produtos utilizar?

Emilly Krishna
Escrito por Emilly Krishna em 18/03/2021

Aprenda como fazer uma limpeza da pele caseira e quais produtos utilizar, caso queira o seu rosto mais saudável e bonito!

Quem não quer ter uma pele lisinha e saudável, né? Por isso, o assunto do dia é sobre como você deve fazer a sua limpeza da pele em casa. De modo geral, a limpeza da pele é responsável por manter o rosto mais saudável e bonito. Por isso, é essencial incluir uma rotina de cuidados diários.

Sobretudo, é importante que você entenda que a pele costuma acumular impurezas. Como poluição, maquiagem e até mesmo produtos de tratamento. Ou seja, mais um motivo para você manter uma rotina de cuidados regularmente. Até porque, ela se torna fundamental para manter a saúde e a boa aparência da sua pele.

Enfim, apesar da importância de se fazer uma limpeza de pele, ainda assim é preciso ter muito cuidado na hora de realizar uma limpeza da pele caseira. Afinal, ela também pode gerar efeitos negativos, como manchas, inchaço, irritação, sensibilidade e até mesmo cicatrizes.

Agora chega de mais delongas e vem logo conferir todas as nossas dicas.

Limpeza da pele x limpeza de pele

Primeiramente, antes de lhe mostra o passo a passo de como você deve fazer a sua limpeza da pele caseira, precisamos lhe explicar que existe uma certa diferença entre limpeza da pele e limpeza de pele.

A primeira é, basicamente, a higienização realizada com produtos específicos para a sua pele, feita cotidianamente na sua casa. E que, normalmente é uma das etapas da rotina de cuidados com a pele.

Já a limpeza de pele é um procedimento estético, feito por um profissional capacitado em um ambiente adequado como um consultório. E que normalmente, tem como objetivo remover cravos e impurezas da pele.

Por que devo fazer a higienização facial?

limpeza da pele caseira
Fonte: Ecycle

A higienização facial, ou melhor, a limpeza da pele é um método para retirar resíduos do dia-a-dia, deixando a pele limpa e prontíssima para receber os tratamentos caseiros. Como máscaras ou cremes voltados para a necessidade de cada pele.

Inclusive, os produtos mais recomendados e indicados são demaquilante, gel de limpeza ou sabonete, esfoliante, tônico e hidratante. Mas, calma, pois tudo depende do seu tipo de pele, ok?

Benefícios:

  • Higieniza a sua pele, tirando as células mortas, sujeiras;
  • Evita proliferações de algumas doenças de pele;
  • Previne alguns “probleminhas” desagradáveis estéticos, como por exemplo manchas, acnes (espinhas);
  • Previne marcas de pele, envelhecimento precoce entre outras coisas.

Como fazer limpeza da pele em casa?

1º passo) Lave o rosto com um sabonete facial, específico para o seu tipo de pele;

2º passo) Coloque o rosto sobre uma bacia com água quente, cobrindo a cabeça com uma toalha por cinco minutos, realizando a vaporização;

3º passo) Remova os cravos e espinhas com uma gaze esterelizada;

4º passo) Faça uma esfoliação, priorizando a zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e, em seguida, enxágue com água fria para fechar os poros;

5º passo) Utilize uma máscara facial de sua preferência;

6º passo) Aplique um tônico ou uma água termal para a preparação da pele;

7º passo) Aplique um sérum ou um creme de tratamento como: antioxidante, antiacne, antirrugas, clareador e etc;

8º passo) Em seguida, passe um hidratante facial;

9º passo) Por fim, aplique um protetor solar de sua preferência;

Cuidados indispensáveis!

Fonte: HSMed

A limpeza caseira deve ser evitada, caso a pele esteja muita irritada e infeccionada, já que a remoção das células mortas deixarão o rosto ainda mais sensível, podendo piorar a aparência de acne, manchas e cicatrizes.

Além disso, é bom manter uma higiene frequente no rosto com sabonetes de cuidados diários, evitar dormir de maquiagem e utilizar protetor solar diariamente. Dessa maneira, é possível diminuir o acúmulo de resíduos e acnes indesejadas.

Sobretudo, recomendamos que você consulte um profissional dermatológico ou esteticista para descobrir quais são os produtos ideias para o seu tipo de pele, antes de qualquer coisa.

Enfim, o que achou da matéria do dia? Gostou das dicas?

Agora chega mais e vem conferir mais uma matéria do Blog: Color Blocking- O que é essa nova tendência e como usá-la?

Fontes: Sephora Blog, Tua Saúde, DermaClub, Catraca Livre, Minha vida, Nova imprensa

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.